sexta-feira, agosto 28, 2009

Respeito para um mundo melhor

No mundo há inúmeros casos de professores ameaçados de morte por alunos, de brigas dentro de colégios e, até mesmo, de professores confrontando alunos e chamando-os para brigar. Será que se pode chamar isso de respeito ?
O respeito sempre se é imposto desde pequeno. Tem-se que respeitar o pai, a mãe, o avô, a tia... Fala-se isso desde sempre para qualquer criança, mas às vezes esse respeito é imposto da forma errada e a criança acha que impor respeito é bater, xingar, ameaçar, brigar... Então, na hora de estudar ela vai aplicar o conceito que lhe foi ensinado desde pequeno: "Respeite-me porque sou mais forte".
Hoje em dia o palavrão, a violência e o desrespeito estão tão banalizados que as pessoas acham bonitinho quando um palavrão sai da boca de uma criança, acha engraçadinho quando uma criança brinca de atirar, até incentivam isso. Houve um caso nos Estados Unidos de uma criança que foi treinada, pelo avô, a atirar e quando foi para a escola matou várias crianças e a professora, para mostrar que havia aprendido. Há coisas que não devem ser ensinadas às crianças, deve-se ensinar as coisas boas e deixar que a vida mostre-as as coisas ruins.
Na escola deveria ser proibido falar palavrão, bater e desrespeitar quem quer que seja, pois uma escola não tem a função de ensinar ? Então poderia ensinar não só matemática e português, como também amor, respeito e solidariedade. No ensino médio as escolas se focam no sucesso do aluno, na entrada dele à faculdade, mas elas deveriam focar-se também no caráter do aluno, pois para quê queremos advogados, médicos, juízes famosos e ricos, mas sem caráter, sem respeito com o próximo ? Não precisamos mais deste tipo de profissionais.
Tem-se que respeitar a todos, não porque ele é o diretor da escola, ou porque ele é o presidente da república, tem-se que respeitar qualquer pessoa do mais povre ao mais rico, sem levar em consideração títulos, força ou salário. Em vez de dizer: "Respeite-me sou sua professora", diga: "Respeite-me sou igual a você e mereço omesmo respeito que você merece". Não importa o local ou a pessoa. Se agirmos assim teremos um mundo melhor, com mais amor e respeito.
Ana Carolina Garrana

Nenhum comentário: