domingo, fevereiro 01, 2009

Pais e filhos

Quando pensamos em nossos pais, pensamos em quê? Regras? Casa? Família? Chatisse? Velhice? Sim, essas podem ser algumas das ínumeras coisas que passam em nossas mentes. Mas esquecemo-nos que esses "Velhos Chatos" nos amam, fariam tudo por nós, são aquelas pessoas com as quais sempre poderemos contar.
Conforme diz Renato Russo: "Você me diz que seus pais não lhe entendem / Mas você não entende seus pais / Você culpa seus pais por tudo / Isso é absurdo / São crianças como você / O que você vai ser / Quando você crescer?". Nós não os entendemos e eles não nos entendem. Mas se fizermos um esforço, veremos que os motivos pelos quais eles proíbem certas coisas são válidos. Podem até parecerem errados, pelo nosso ponto de vista, mas são as formas de eles expressarem o amor que sentem por nós. Protegendo-nos dos perigos do mundo. Claro que um dia não teremos mais esta proteção, mas enquanto a temos por quê não a aproveitar?
Sim, aproveite enquanto os tem, aproveite as oportunidades que lhes dão, mas aproveite acima de tudo o carinho e o porto seguro que eles lhe oferecem. Um dia você não mais os terá, e com certeza irá se arrepender por ter desperdiçado o que foi oferecido durante algum tempo. Temos que nos lembrar que felicidade são pequenos momentos em nossas vidas - bem rápidos - e que são construidos por nós mesmos. Se gritarmos, esbravejarmos e violentarmos estaremos destruindo alguma forma de felicidade que nos é oferecida.
Então pare de culpar seus pais e entenda-os. Veja o mundo deles fora da fachada de filha(o) e tente ver os motivos, as angústias que eles sentem. Aposto que você compreenderá.
"É preciso amar as pessoas / Como se não houvesse amanhã / Por que se você parar pra pensar / Na verdade não há". Então ame. Ame todos, mas ame acima de todos seus pais eles merecem seu amor mais do que qualquer pessoa que tenha passado em sua vida. Pois eles deram um pouco da vida deles para construir sua vida, eles que te sustentaram. E mesmo que você tenha aqueles pais brigões, que batem, desleixados, incompreensivos: os perdoe. Amar é humano, perdoar é divino. Os perdoe se você não puder amá-los. Um dia eles verão o quanto erraram e terão que se perdoar, então faça sua parte desde já e os perdoe. E se foi você quem errou com eles, os magoou... Peça perdão, você não pode saber quando vai perde-los, então deixe seu orgulho de lado, seja humilde, e peça perdão, chore, diga seus verdadeiros sentimentos. Eles são pais, e por mais idiota que você tenha sido, hão de te perdoar.
Então, valorize o que você tem hoje, você pode não ter amanhã.
Ana Carolina Garrana

Nenhum comentário: