segunda-feira, fevereiro 02, 2009

A grande meia verdade: liberdade

"O homem nasceu livre, e em todos os lugares ele está acorrentado." Jean-Jacques Rousseau falou muito bem. Todos sonham em serem livres.
Quando criança deseja-se ser livre para não ter que tomar banho ou dormir, quando se é adolescente sonha-se em ser livre dos pais e quando se vira adulto deseja-se ser livre do patrão, dos filhos, do marido. Enfim, sempre há um desejo de liberdade, mas sempre se está acorrentado em algo.
Há variadas formas de liberdade, cada uma oferecida para a um tipo de pessoa, mas ser livre em alguma coisa não quer dizer ser livre ao todo. Sempre se é escravo de desejos, necessidades, sentimentos... E mesmo que se ansie tanto por liberdade é como disse Eduardo Lemos: "Cada um tem a sua opinião de liberdade porém nenhuma pessoa tem noção do que ela é." Não sabemos o que significa esta palavra, porquê nunca se foi livre o suficiente para poder compreendê-la.
Acha-se que liberdade é semelhante à felicidade, passageira. Pode-se concordar ou não, como qualquer outra coisa na vida, pois cada um tem sua própria opnião sobre qualquer aspecto, até mesmo aspectos desconhecidos. E verdade verdadeira neste mundo não existe, o mundo tem diversas verdades, várias facetas.
Não sei o que estou escrevendo, pois não posso dizer com certeza o que é liberdade. Posso dizer pela minha visão o que eu acho que seja, mas não estará totalmente certo e muito menos totalmente errado. Acho que esta visão ficará como tudo que existe neste planeta -com exceção da natureza que é perfeita-: incompleta.
Acho que a verdadeira liberdade nós já adquirimos: a escolha. Mesmo que quando crianças e adolescentes não pudermos optar muito sempre existe liberdade, por mais sutil que ela seja. E acho que se deixarmos que alguém tire de nós um pouco de nosso livre arbítrio não seremos mais livres. Claro que enquanto morarmos com alguém devemos respeitar as regras de convívio. "Liberdade é o direito de fazer tudo aquilo que as leis permitem." (Barão de Montesquie). Pois não podemos ser livres as custas de escravos, temos que ser livres por nosso próprio esforço, respeitando a humanidade.
"Quem é bom, é livre, ainda que seja escravo. Quem é mau é escravo, ainda que seja livre." Não importa se não estamos livres para alguma coisa agora, no futuro seremos livres para fazer tantas coisas, mas não poderemos fazer tantas outras. Assim é o mundo com privações, escolhas, tentações... Cabe a nós fazermos aquilo no qual achamos certo e estamos livres para fazer. Mas não podemos esquecer que sempre que conquistamos algo ganhamos uma parcela de responsabilidade, assim também funciona a liberdade, quando a ganhamos somos responsaveis pelo que ela afeta aos outros e a nós mesmos.
Enfim, conquiste sua própria liberdade incompleta.
Ana Carolina Garrana.

domingo, fevereiro 01, 2009

Pais e filhos

Quando pensamos em nossos pais, pensamos em quê? Regras? Casa? Família? Chatisse? Velhice? Sim, essas podem ser algumas das ínumeras coisas que passam em nossas mentes. Mas esquecemo-nos que esses "Velhos Chatos" nos amam, fariam tudo por nós, são aquelas pessoas com as quais sempre poderemos contar.
Conforme diz Renato Russo: "Você me diz que seus pais não lhe entendem / Mas você não entende seus pais / Você culpa seus pais por tudo / Isso é absurdo / São crianças como você / O que você vai ser / Quando você crescer?". Nós não os entendemos e eles não nos entendem. Mas se fizermos um esforço, veremos que os motivos pelos quais eles proíbem certas coisas são válidos. Podem até parecerem errados, pelo nosso ponto de vista, mas são as formas de eles expressarem o amor que sentem por nós. Protegendo-nos dos perigos do mundo. Claro que um dia não teremos mais esta proteção, mas enquanto a temos por quê não a aproveitar?
Sim, aproveite enquanto os tem, aproveite as oportunidades que lhes dão, mas aproveite acima de tudo o carinho e o porto seguro que eles lhe oferecem. Um dia você não mais os terá, e com certeza irá se arrepender por ter desperdiçado o que foi oferecido durante algum tempo. Temos que nos lembrar que felicidade são pequenos momentos em nossas vidas - bem rápidos - e que são construidos por nós mesmos. Se gritarmos, esbravejarmos e violentarmos estaremos destruindo alguma forma de felicidade que nos é oferecida.
Então pare de culpar seus pais e entenda-os. Veja o mundo deles fora da fachada de filha(o) e tente ver os motivos, as angústias que eles sentem. Aposto que você compreenderá.
"É preciso amar as pessoas / Como se não houvesse amanhã / Por que se você parar pra pensar / Na verdade não há". Então ame. Ame todos, mas ame acima de todos seus pais eles merecem seu amor mais do que qualquer pessoa que tenha passado em sua vida. Pois eles deram um pouco da vida deles para construir sua vida, eles que te sustentaram. E mesmo que você tenha aqueles pais brigões, que batem, desleixados, incompreensivos: os perdoe. Amar é humano, perdoar é divino. Os perdoe se você não puder amá-los. Um dia eles verão o quanto erraram e terão que se perdoar, então faça sua parte desde já e os perdoe. E se foi você quem errou com eles, os magoou... Peça perdão, você não pode saber quando vai perde-los, então deixe seu orgulho de lado, seja humilde, e peça perdão, chore, diga seus verdadeiros sentimentos. Eles são pais, e por mais idiota que você tenha sido, hão de te perdoar.
Então, valorize o que você tem hoje, você pode não ter amanhã.
Ana Carolina Garrana